-O objetivo deste post é apresentar 15 BENEFÍCIOS DA COUVE. Há as seguintes variedades: o repolho, a couve-flor, brócolis, a de Bruxelas e mais uma grande quantidade de plantas que se chamam Brassica oleracea, portanto, só uma mesma espécie, o que muda entre as mesmas são as variedades adaptadas às condições climáticas, ambientais diferentes. Logo por exemplo, a couve pode ser a roxa, pode ser a manteiga, pode ser a couve mesclada e muitos outros tipos de couve distintas.
- Essa planta faz parte da nossa culinária, cultura e hábito no Brasil inteiro.
- É uma planta de fácil acesso, porque se encontra nos supermercados, nos quintais, com muita facilidade.
- É muito simples consumi-la e não somente na forma de salada, do refogado, feijoadas, mas também, do seu suco. Colocá-la, no suco verde (suco detox), é uma ótima ideia, uma vez que é altamente nutritiva.
- A elevada quantidade de minerais essenciais, presentes na couve, faz muito bem à saúde, uma vez que, possui incríveis propriedades medicinais. Em termos de nutrição, os seus benefícios a tornam, portanto, um alimento essencial. Possui, por exemplo, glucosinolatos – fitoquímicos naturais com ação desintoxicante.
- Neste post, a variedade de couve abordada é a, acéfala, que quer dizer, sem cabeça, como por exemplo, o repolho, a de Bruxelas, brócolis, couve-flor e cada uma das outras variedades, vão ter seus nomes específicos dentro dessas variações, portanto, esta hortaliça tem como nome científico -Brassica oleracea – como todas as outras, porém da variedade acéfala.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA
- Os benefícios desta fantástica hortaliça estão relacionados com os nutrientes que possui, portanto, é rica em: iodo, fibras, minerais tais como: cálcio, ferro, magnésio, cloro, enxofre e fósforo e vitaminas – A, B1, B2, B3, B5, C e K.
É excelente, já que ajuda no combate de:
- Distúrbios digestivos;
- Cálculos renais;
- Enfermidades do fígado;
- Menstruação dolorosa;
- Artrite;
- Bronquite.
- Ajuda na cura de úlceras estomacais, doenças do estômago, além de melhorar a textura da pele e combater as acnes, portanto torna a pele e o organismo como um todo, mais saudável. Além do que, a vitamina A contida nela, age como um antioxidante, logo por conseguinte, é um excelente alimento.
BENEFÍCIOS DA COUVE
1-POSSUI EFEITO ANTIOXIDANTE.
- Os antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres que são, portanto, as substâncias que circulam pelo sangue e que levam à oxidação das células. Estão associados ao envelhecimento precoce da pele, que piora o quadro de doenças degenerativas, de doenças inflamatórias, logo um dos benefícios, nesse caso, por conta da sua concentração de betacaroteno e por conta da sua concentração de vitamina C, possui alta ação antioxidante, o que melhora muito a saúde em vários aspectos.
- As vitaminas A e C, assim como o magnésio, são responsáveis pelo efeito antioxidante à nível celular.
- Possui, também carotenoides e flavonoides, dois elementos, portanto, muito importante para processo de proteção celular e estimulante na desintoxicação do organismo.
2-POSSUI EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO.
- Este é mais um dos magníficos benefícios desta hortaliça, já que a vitamina K está presente na mesma. É responsável pelo efeito anti-inflamatório, portanto é uma substância capaz de combater doenças graves, como por exemplo, o câncer.
- Também possui glucosinolatos – fitoquímicos naturais com ação desintoxicante, que ajudam a prevenir o câncer gástrico e o câncer de ovário.
3-POSSUI MUITAS FIBRAS.
- O terceiro benefício é quanto a presença de fibras.
- Os índices de colesterol do organismo são reduzidos com o auxílio das fibras presentes, logo por conseguinte, isto a torna um alimento chave para compor uma dieta, a qual busca melhorar a saúde do coração e a circulação.
- A sensação de saciedade aumenta, por causa da presença das fibras.
4- BOA PARA OS TECIDO ÓSSEO E SISTEMA NERVOSO.
- Já que esta hortaliça possui magnésio e cálcio em proporções ideais, que ajudam a fortalecer os ossos. Em relação a esta função, passa a ser mais eficiente que o leite, visto que, para melhorar a densidade óssea, somente o cálcio, não é suficiente, é necessário também o magnésio. Se este mineral, não estiver presente, o cálcio não exercerá sua função interna no osso.
- Uma vez que a couve possui magnésio e cálcio em proporções equilibradas, há um bom funcionamento dos neurotransmissores, responsáveis pelas sinápses nervosas(ligações entre os nervos).
5- BOA PARA O SANGUE.
- O ferro é um mineral essencial para o sangue, já que está presente na hemoglobina das hemácias, que são responsáveis pelo transporte dos gases oxigênio e gás carbônico. A couve é excelente para o sangue, uma vez que é riquíssima neste mineral.
6-EMAGRECIMENTO.
- Visto que esta poderosa hortaliça é pobre em calorias, recomenda-se também em dietas para perda de peso, emagrecimento e redução do inchaço.
7- PROTETOR DO ESTÔMAGO.
- Como protetore estomacal, ou seja, com a finalidade de proteger o nosso aparelho digestivo, a couve foi testada tanto no Brasil, Santa Catarina como também no Paquistão. Essas duas pesquisas verificaram que esta possui uma ação de estimular a produção de muco na parede do estômago e o muco é uma camada que protege a parede interna do estômago, para que não seja lesionada pelo próprio suco gástrico.
- Quando uma pessoa tem gastrite é porque houve uma fenda nesse muco e o suco gástrico conseguiu provocar uma ferida na parede interna do estômago. Isto pode gerar uma úlcera e provocar problemas posteriores, portanto o seu consumo é excelente, porque ela vai proteger a parede do estômago, produzindo maior quantidade de muco. Havendo produção de muco, ocorrerá, portanto, redução da acidez estomacal.
- Para pessoas que possuem hipercloridria, que é o excesso de produção de ácido clorídrico pelo estômago, indica-se o seu consumo, já que possui a função de facilitar a digestão.
8- CONTROLE DO COLESTEROL.
- Sobre o colesterol esta hortaliça, também foi testada com a finalidade de controlar a arteriosclerose e demonstrou-se que a mesma possui a capacidade de reduzir significativamente as taxas do colesterol ldl ou colesterol leve, considerado colesterol ruim para o nosso organismo.
- Quando determinada pessoa consome a couve, diariamente na forma de tratamento, a pessoa passa a apresentar uma redução desse colesterol. Dessa forma, melhora muito a sua saúde e evita as doenças cardiovasculares como, por exemplo a arteriosclerose e outros problemas que, porventura, possam vir a surgir.
9- CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL.
- Sobre a hipertensão arterial, ou seja, para quem possui pressão alta, a couve também é um excelente medicamento. Foi testada com a finalidade de verificar o tratamento de pacientes com hipertensão, durante 28 dias, consumindo-a diariamente, e verificou-se que, a pressão arterial foi controlada com muito mais facilidade.
- Além disso nesses pacientes, também houve o controle dos níveis de açúcar que é o que já foi citado, possui atividade hipoglicemiante e também as taxas de colesterol foram controladas pela bendita hortaliça.
10-AUXILIA NO TRATAMENTO DA DIABETES.
- No Japão a couve também foi testada como tratamento auxiliar da diabetes. Aqueles que possuíam diabetes, consumiram o seu suco e verificou-se que a couve realmente possui uma ação hipoglicemiante, ou seja, reduz as taxas de glicemia levemente, além de auxiliar muito as pessoas que possuem diabetes tipo 2, principalmente, em fase inicial.
11- TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE.
- A couve é excelente para auxiliar nos tratamentos da osteoporose, portanto pode-se entender que a mesma é essencial para quem está em tratamento da osteoporose.
- A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda óssea. A perda de cálcio nos ossos. Esta condição causa uma porosidade nos ossos e facilita as fraturas. Em idosos ou mulheres na menopausa ou pessoas que possuem uma dieta deficitária em ferro, magnésio, e cálcio, é muito comum.
12-REFLUXO.
- Uma pesquisa que foi realizada no Brasil demonstrou que, para os casos de refluxo, a couve possui uma ação idêntica à do omeprazol no controle do refluxo, portanto sua ação é auxiliar no tratamento do controle do refluxo, assim como úlceras e gastrites.
- Em casos de refluxo e gastrite úlcera ou qualquer outro problema estomacal, o ideal é fazer o seu suco que com certeza uma melhoria muito significativa irá ocorrer na saúde, do estômago, do aparelho digestivo e o bem estar geral.
13- AINDA COM RELAÇÃO AO CÂNCER.
- Estudos realizados na Inglaterra e Noruega demonstraram que o uso da couve ou do seu suco, de maneira geral, o consumo diário de couve possui uma excelente ação antiproliferativa sobre as células de câncer de colorretal, isso quer dizer, que quando a pessoa faz seu uso e caso tenha o câncer de colorretal, essas células cancerígenas não se multiplicam com tanta velocidade, logo, acaba retardando o desenvolvimento do câncer de colorretal.
- A Couve é um alimento de muito fácil acesso e pode auxiliar muito como paralelo aos tratamentos que se está desenvolvendo para esse tipo de câncer, já que os os experimentos realizados, demonstraram a eficácia desta.
14- AÇÃO PROTETORA SOBRE O DNA.
- Esta hortaliça ainda possui uma ação protetora sobre o DNA, do material genético, por exemplo, quando o DNA sofre algum tipo de mutação, algum tipo de degeneração, abre-se espaço para ter vários problemas dentre vários, o câncer.
- O câncer é uma variação de DNA, também dentro da célula, portanto essa célula começa a ter um comportamento diferente do que seria o costumeiro habitual para a mesma.
AÇÃO PREVENTIVA
Para se evitar essa transformação negativa do DNA, a couve teve uma ação importantíssima, e mesmo quando as células foram induzidas por ação química, foi dado um medicamento, para que as cobaias desenvolvessem o câncer, mesmo nesses casos, com o consumo de couve, o índice das mutações foi muito menor, logo consumi-la diariamente, demonstrou ser uma ação preventiva de diversos tipos de câncer e, por isso, vale muito a pena consumi-la diariamente.
15- POSSUI MINERAIS ESSENCIAIS.
- Na questão dos minerais, a couve possui excelentes quantidades de cálcio, de magnésio e potássio, portanto são minerais essenciais para a saúde do corpo, e se encontra isso em 100 gramas de couve, que é onde a maior parte desses nutrientes se encontra, os quais se necessita para ingestão diária, além do que, a couve é rica em carboidratos.
- São carboidratos de digestão lenta, de absorção lenta, porque é muito melhor para o nosso organismo.
- Além do mais, é riquíssima em vitaminas, possui as vitaminas A- B-C-K, e é por isso que é muito indicada para crianças, para idosos e para adultos e para todas as pessoas.
- Aproveitar os benefícios da couve consumindo-a, seja da forma como for, pelo menos100 gramas por dia, são ideais para se ter a nutrição correta.
CONCLUSÃO.
- Então é de fundamental importância, adicioná-la na alimentação, para que a mesma seja saudável.
- Também é muito importante ter a consciência, a visão, de que para que os benefícios da mesma funcionem como medicamento, como tratamento efetivo, é necessário consumir diariamente, com consistência, com regularidade.
Consumo inteligente.
- O seu consumo deve ser durante todo o período pré determinado, e não de vez em quando, até que o problema tenha solução e isso é a partir desse procedimento que se consegue excelentes resultados, acesso a todos os benefícios da couve, não somente para esta, mas para com muitas plantas e frutas que fazem parte do dia a dia como a beterraba, berinjela, laranja, limão, abacaxi, enfim, para com qualquer planta que se deseja usar com este objetivo.
RESUMO DOS BENEFÍCIOS.
1-POSSUI EFEITO ANTIOXIDANTE.
- Os antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres, uma vez que, estas são as substâncias que circulam pelo sangue e que levam à oxidação das células.
2-POSSUI EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO.
- A vitamina K, filoquinona, presente na couve é responsável pelo efeito anti-inflamatório, portanto é uma substância capaz de combater doenças graves, como por exemplo, o câncer.
3-POSSUI MUITAS FIBRAS.
– Os índices de colesterol do organismo são reduzidos com o auxílio das fibras presentes na couve, dessa forma, estas buscam melhorar a saúde do coração e a circulação, assim como, promover a sensação de saciedade.
4 BOA PARA OS TECIDO ÓSSEO E SISTEMA NERVOSO.
- Já que a couve possui magnésio e cálcio em proporções ideais, os ossos são fortalecidos, assim como promove um bom funcionamento dos neurotransmissores, responsáveis pelas sinápses nervosas.
5- BOA PARA O SANGUE.
-O ferro é um mineral essencial para o sangue, no caso, a hemoglobina das hemácias. -A couve é excelente para o sangue, já que é riquíssima neste mineral.
6- AJUDA A PERDER PESO.
- Já que esta poderosa hortaliça é pobre em calorias, é recomendada também, em dietas para perda de peso e emagrecimento, para que haja a redução do inchaço, bem como, as gorduras localizadas.
7- PROTEGE O ESTÔMAGO.
- O seu consumo é excelente, porque irá proteger a parede do estômago, produzindo, por conseguinte, maior quantidade de muco e além de produzir o muco, ainda reduz a acidez estomacal.
8- CONTROLE DO COLESTEROL.
- Possui a capacidade de reduzir significativamente as taxas do colesterol ldl ou colesterol leve, que é, pois, considerado o colesterol ruim para o nosso organismo.
9- AJUDA A CONTROLAR A HIPERTENSÃO ARTERIAL.
- Esta hortaliça é um excelente medicamento natural, portanto, é interessante adicioná-lá à dieta.
- A pressão arterial é controlada com muito mais facilidade, desde que seja consumida diariamente.
10- AUXILIA NO COMBATE A DIABETES.
- Uma pesquisa feita no Japão, verificou-se que, a couve realmente, possui uma ação hipoglicemiante, uma vez que houve o consumo do seu suco
11- TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE.
- A couve é excelente para auxiliar nos tratamentos da osteoporose, portanto pode-se entender que esta hortaliça é essencial para quem está tentando se tratar de osteoporose.
12-REFLUXO E DOENÇAS ESTOMACAIS.
- Em casos de refluxo e gastrite, úlcera ou qualquer outro problema estomacal, o ideal é fazer o seu suco, porque, com certeza, uma melhoria muito significativa, irá ocorrer na saúde do aparelho digestivo, assim como um bem estar geral.
13- AUXILIA NO COMBATE AO CÂNCER.
- O seu consumo diário possui uma excelente ação antiproliferativa sobre células de câncer de colorretal, portanto, isso quer dizer, que quando a pessoa consome couve e se tem o câncer de colorretal, essas células cancerígenas não se multiplicam com tanta velocidade, retardando o desenvolvimento do câncer do colorretal .
14- AÇÃO PROTETORA SOBRE O DNA.
- Quando o DNA sofre algum tipo de mutação, é porque houve algum tipo de degeneração. Sendo assim a couve pode exercer uma ação protetora sobre o DNA, do material genético.
15- POSSUI MINERAIS ESSENCIAIS.
- Na questão dos minerais, esta magnífica hortaliça possui excelentes quantidades de cálcio, de magnésio e potássio, portanto são minerais essenciais para a saúde do corpo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
- Logo, é de fundamental importância ter em mente que, para que todos os benefícios desta hortaliça funcione como medicamento, como tratamento efetivo, é necessário que o seu consumo seja diário, com consistência, com regularidade, durante o período pré determinado, e não de vez em quando, até que o problema tenha solução. Isso é a partir desse procedimento, regularidade, que se consegue, portanto excelentes resultados.
- Não somente para a couve, mas para com muitas plantas que fazem parte do dia a dia como a beterraba, berinjela, laranja, limão, abacaxi e para com qualquer planta, alimento, fruta que se deseja usar dessa forma.
– E Você o que achou destes 15 benefícios da Couve?
– Deixe a sua resposta aqui nos comentários!!!
REFERÊNCIA.
Ambrose, B. (1999). Cabbage. BMJ. https://doi.org/10.1136/bmj.318.7185.705a