Esta planta, de nome científico Gingko biloba, é conhecida no Oriente Médio como a Árvore da Vida, uma vez que os seus fósseis apontam mais de 270 milhões de anos. Portanto, se torna a árvore mais antiga com sementes, ou seja, o ginkgo é um fóssil vivo.
Por causa de inúmeros cataclismas, que ocorreram no planeta, no início dos tempos, somente esta espécie da Ásia foi conservada, enquanto que as demais foram extintas há aproximadamente 2,5 milhões de anos dos outros continentes: América, Europa e África. Esta poderosa planta possui muitas indicações, uma vez que facilita o desempenho da circulação do sangue e na recuperação da memória.
Para muitas pessoas é sagrada, já que cultuam o Budismo.
O ginkgo foi conservado pelos japoneses e chineses em mosteiros, sendo muito venerado pela sua beleza e pelas suas propriedades medicinais. Há de se notar ainda, que o ginkgo, mesmo com a bomba atômica de Hiroshima, quatro exemplares se mantiveram vivos. Conseguiram sobreviver.
– Propriedades Vasodilatadoras.
Possui efeito Vasodilatador periférico, vasoconstritor venoso, neuroprotetor, antiagregante plaquetário, e também diurético. Além do mais, auxilia no tratamento da arteriosclerose, daltonismo em idosos, bem como a vertigem.
– Ajuda na prevenção de Hemorroidas, assim como úlceras varicosas e varizes.
– Partes Uzadas do Ginkgo
– As partes uzadas do Gingko são as folhas e sementes.
Para casos de transtornos ou problemas de circulação, recomendam- se as folhas secas. No Verão, aproveitam-se as folhas secas, já que é a época em que ocorre a colheita.
– Também se usa as sementes em combinação com as folhas da amoreira na forma de Decocção.
– Forma de usar o Ginkgo.
Uma das formas de usar suas folhas é através da infusão. Recomenda- se 3 vezes ao dia, para que possa melhorar a circulação e atuar de forma diurética.
– Sob a forma de tintura, indica- se 30 gotas, 2 vezes ao dia, assim como na forma de extrato seco, recomenda-se 1g ao dia. É bom lembrar que o efeito de terapia pode demorar até cerca de 6 semanas.
– ATENÇÃO
– Podem surgir dores de cabeça, caso haja uso excessivo na dose de sementes, portanto, não é conveniente cometer excessos na dose.
– Hemorragias espontâneas podem ocorrer, caso haja uso prolongado e intenso. Isto causa aumento no tempo de coagulação.