O chuchu, cientificamente chamado de Sechium edule, é uma fruta comumente chamada de caiota, pimipinela e machucho. É necessário quebrar a idéia de que o chuchu não tem gosto de nada, logo portanto, não serve para nada. Este fruto é muito mais do que um pedaço de água vegetal, visto que, possui muita importância. É muito mais do que simplesmente fazer uma salada e pronto.
É uma planta trepadeira que se desenvolve sobre muros, cercas Há em grande quantidade na Ilha e Madeira, em especial junto à córregos, ribeirões, bem como nascentes. Também se desenvolve ao redor de outras plantas, cresce por todo lado.
Uma vez que é nativo da América Central, o chuchu pertence â família das curcubitáceas, a mesma do pepino, abóbora, mamão e melancia. Os frutos do chuchu são muito peculiares, logo são utilizados na alimentação não só no Brasil, assim como em muitos países do mundo.
No Brasil, é muito popular, já que, é uma planta muito comum que pode ser encontrada facilmente, no supermercado e muitas vezes pode ser encontrada até no terreno do vizinho ou crescendo em meio ao mato. Também é consumido de diversas formas: refogados, cozido, em sopas, saladas e sobre .
Comoposição do Chuchu.
Dentre os vários nutrientes que possui, destacam-se pela riqueza de potássio, cálcio, fósforo, ferro, água, sais minerais, bem como as vitaminas A , C e do complexo B, além das fibras, a pectina.
Benefícios incríveis do chuchu.
É uma planta incrível, já que, possui propriedades medicinais que trazem muitos benefícios para nossa saúde.
1- Chuchu facilita o Emagrecimento.
Para quem está acima do peso e necessita emagrecer, o uso do broto de chuchu é excelente para promover o emagrecimento ele evita que as gorduras sejam acumuladas no organismo e ainda é facilitar a quebra das gorduras que já estão acumuladas para o seu processamento metabólico isso é de fundamental importância para quem quer emagrecer,além do que, uma única unidade possui poucas gorduras e calorias. A elevada quantidade de água e fibras proporcionam sensação de saciedade por mais tempo, o que ajuda a inibir o consumo de alimentos doces e calóricos.
2- Age sobre a Gordura No Fígado.
Possui uma potente ação em evitar o acúmulo de gordura no fígado, e casos de esteatose hepática, o chá, extrato, ou o suco do broto do chuchu é excelente para evitar o acúmulo de gordura no fígado, reduz o colesterol, o que proporciona o bom funcionamento do sistema cardiovascular.
3- Saúde Do Intestino.
É excelente para o intestino, uma vez que possui grandes quantidades de fibras. Contribuindo, dessa forma, com cerca de 14% da necessidade diária de fibras a serem consumidas, em torno de 25gramas. Estas fibras melhoram os sintomas da prisão de ventre, assim como, facilitam o trânsito e os movimentos intestinais.
4- Contra o Colesterol.
O chuchu auxilia na redução do colesterol, portanto, ocasiona o bom funcionamento do sistema cardiovascular. O colesterol alto do tipo LDL, ruim, favorece o surgimento de doenças cardíacas. Logo, portanto, recomenda-se adicionar o chuchu à dieta, para quem tem problemas cardiovasculares.
5- Contra o Diabetes.
Conforme já foi dito, as fibras que o chuchu contém, auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue, sendo por isso, uma excelente opção de alimento para diabéticos.
6- O Chuchu Age Sobre o Câncer.
Alguns estudos demonstraram que os extratos de chuchu possuem a capacidade de inibir o desenvolvimento de células cancerígenas
Estudos feitos em laboratório com células de câncer humano, vários tipos de câncer laringe, mama, pulmão, demonstraram que o seu extrato teve a capacidade de inibir a proliferação dessas células, ou seja, essas células cancerosas não se desenvolveram, quando comparado a um outro grupo de células em que o extrato não atuou, então fica demonstrado que o chuchu também possui a capacidade antiproliferativa no caso de células cancerígenas.
7- Vitamina C.
A vitamina C é um antioxidante de fundamental importância, já que ajuda a combater. Os radicais livres, que são responsáveis por aumentar o risco de doenças cardíacas, bem como alguns tipos de câncer.