-O abacaxi é uma fruta da família das bromeliáceas, símbolo das regiões tropicais e subtropicais. Fornece múltiplos benefícios à nível sistêmico para o organismo, uma vez que é fonte de nutrientes.
FONTE DE NUTRIENTES.
-Seus nutrientes são: carboidratos, fibras alimentares, enzimas, vitaminas A, C, complexo B, minerais como: cálcio, magnésio, manganês, zinco, potássio, ferro, além de uma enzima especial, a BROMELINA.
-Possui uma variedade de nutrientes, portanto, podem ser agregados na dieta do dia a dia.
-Esta maravilhosa fruta possui uma ação anti-inflamatória fantástica, uma vez que ajuda a desobstruir a circulação em determinada área do corpo. Onde, por exemplo, ocorreu uma pancada (contusão), logo surgem as manchas roxas. O sangue não circula adequadamente no local da contusão. A fruta facilita a circulação de sangue nesta área, o que acelera os processos de cicatrização e reduz muito a inflamação e a dor, por isso combate a inflamação de forma natural.
-O abacaxi pode ser consumido de diversas formas, tais como: sucos, chás, xarope, saladas de frutas, sobremesas de refeições principais, tortas e junto a saladas de vegetais.
-O consumo do suco de abacaxi duas ou três vezes por dia ajuda muito, pois contribui para aliviar as dores de origem inflamatória. Assim como, melhorar os sintomas de pós-operatório, de qualquer cirurgia feita, inclusive de inchaços.
Benefícios do Abacaxi.
1- Ação Digestiva.
-É uma planta digestiva, uma vez que facilita a digestão pesada e demorada, por causa da ação da BROMELINA.
-Melhora a absorção de nutrientes, uma vez que aumenta a degradação das partículas maiores, em menores. Facilita, portanto a absorção pelo intestino, tornando o trabalho da digestão mais eficaz.
2- Ação Anti-inflamatória.
-O abacaxi como anti-inflamatório é muito eficaz no tratamento de contusões e distensões, visto que reduz o inchaço e a sensibilidade à dor. -Esse efeito anti-inflamatório pode ainda ajudar a aliviar os sintomas das inflamações nas articulações, por exemplo, a artrite reumatóide. Portanto, a bromelina age atenuando todos estes processos e estados da inflamação.
3- Abacaxi evita a Agregação Plaquetária.
-Possui ação antitrombótica, uma vez que evita a formação de pequenos coágulos na corrente sanguínea. Estes são os responsáveis por entupir as veias ou até mesmo as artérias. Já que possui esta importante ação antitrombótica, é excelente para os casos de trombose, problemas de circulação, além de arteriosclerose.
4- Fortalece o Sistema Imunológico.
-A vitamina C (Ácido Ascórbico) presente no abacaxi é excelente para o sistema imunológico, uma vez que fortalece as suas células de defesa. Uma fatia de abacaxi com cerca de 100g fornece, aproximadamente 80% de vitamina C que o corpo necessita no dia a dia. Previne gripes, resfriados, outros tipos de infecções, portanto, ajuda no funcionamento das células brancas do sangue, que são as principais células de defesa.
-Os radicais livres presentes no organismo são os responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças, como a aterosclerose. A vitamina C combate os radicais livres.
5- Desintoxicação do Fígado pelo Abacaxi.
-Uma pessoa que está com fígado intoxicado por conta de paracetamol, aspirina (medicamentos utilizados popularmente), ou por causa de outros medicamentos, produtos químicos, cigarro e bebidas alcoólicas, pode consumir o abacaxi para tentar desintoxicar o fígado. A bromelina apresenta resultados incríveis em promover a regeneração dos tecidos do fígado e até mesmo no caso da necrose do órgão, causada pelos referidos medicamentos: paracetamol e aspirina.
6- Auxilia na Circulação.
-Melhora a circulação sanguínea em todo o corpo, pois ajuda a combater as doenças cardíacas, protegendo dessa forma os vasos sanguíneos. Já que melhora a atividade do sistema cardiovascular, elimina no caso de angina do peito, ou seus sintomas.
7- Ação contra o Câncer do Abacaxi.
-Desde a década de 70, há estudos sobre a proteína bromelina como um medicamento antitumoral. Testou-se a enzima contra vários tipos de câncer de forma aleatória.
-Um dos estudos foi sobre o caso de muitas pessoas durante o tratamento de câncer, usando a BROMELINA. Registrou-se uma expressiva redução no tamanho dos tumores comparativamente com pessoas que não estavam usando a proteína. Portanto, há estudos que demonstram o uso da proteína no controle e combate do câncer de intestino, tal qual o carcinoma colorretal.
-São estudos que estão por serem confirmados e concluídos, ou seja, para serem definitivos sobre o uso do Abacaxi, no tratamento de Câncer. Porém seu consumo, com ou sem a doença, é saudável e inteligente.
8- Efeito Diurético.
-Como diurético, os estudos demonstram que consumir o suco de abacaxi, possui uma ação excelente, já que aumenta a diurese, além da produção de urina. Regula a pressão arterial, pois facilita o efeito diurético, logo elimina os sais, os eletrólitos que acabam causando sua elevação.
-O efeito diurético se consegue, principalmente, consumindo o suco de abacaxi, uma vez que são utilizados a casca e o talo, por conter muito mais bromelina.
9- Ação Proteolítica.
-O abacaxi possui ação proteolítica, uma vez que dissolve proteínas, remove os tecidos mortos e facilita a cicatrização. Portanto é muito eficiente contra as queimaduras e regeneração das partes afetadas.
10- Controle do Diabetes.
Demonstrou-se a capacidade das folhas do abacaxi em reduzir e controlar o diabetes.
-O consumo de abacaxi, na forma de suco, utilizando suas folhas, promove um controle da glicemia, ajudando, portanto, no tratamento do diabetes.
-A insulina é o hormônio produzido no pâncreas, logo, portanto, é responsável pela assimilação da glicose, que está em excesso no sangue e conduzi-la para o interior das células.
11- Abacaxi possui Manganês (Excelente para os ossos).
-O abacaxi é excelente fonte de manganês, já que uma fatia fornece cerca de 70% das quantidades necessárias ao dia, referente a este mineral.
-O manganês atua junto a uma série de enzimas no organismo, portanto, é essencial na arquitetura, modelagem e manutenção dos tecidos (ósseos e conjuntivos) de sustentação e de preenchimento . Um exemplo de sua ação é prevenir, em mulheres pós menopausa, o aparecimento da osteoporose. Assim, a saúde óssea por exemplo, se consegue graças ao manganês (com uma porção de abacaxi), sendo também, eficiente para crianças e adolescente em fase de crescimento.
-Além dessa função de construção e manutenção dos tecidos, o manganês também age sobre os carboidratos e lipídios, de maneira que, promove seu metabolismo. Auxilia, portanto, o bom funcionamento do corpo de forma geral.
12- Auxilia no Emagrecimento.
-Pelo fato de possuir bastante água, o abacaxi é um excelente diurético, pois, é um ótimo aliado para o corpo, auxiliando na diminuição e retenção de líquidos.
-O consumo do abacaxi provoca a diminuição da vontade de comer doces, por conseguinte, indica-se para as pessoas que desejam e precisam perder peso.