-O agrião, Nasturtium officinale, da familia das crucíferas, de folhas verde escuras, de flores brancas, já era conhecido, desde a idade média, pelo seu potencial em vitamina C, usado para combater escorbuto.
– Já que é uma verdura mutíssimo rica em substâncias benéficas, a ciência da nutrição recomenda o seu consumo para complementar uma alimentação regrada e equilibrada.
– Esta verdura é fonte de nutrientes que complementam o esquema nutricional básico, por isso é uma hortaliça cultivada em vários países do mundo. A presença da vitamina K no agrião, facilita a absorção do cálcio no organismo, portanto deixa ossos e músculos saudáveis.
-Embora pouco divulgado, a versátil hortaliça é rica em vitaminas e mineiras essenciais à saúde, é um poderoso alimento para um excelente esquema nutricional.
-De forma volúvel, o agrião compõe pratos que variam desde simples saladas às receitas de refogados e sopas de legumes, às famosas rabadas. Agregando, portanto múltiplos nutrientes de fundamental importância para o bem-estar do organismo.
-Segundo dados do MNT Knowledge Center, que pesquisa os benefícios dos alimentos, o agrião é considerado um alimento de “alto escalão”, já que possui cerca de:
- 0,1g de gorduras;
- 1,5g de proteínas;
- 0,9g de carboidratos;
- 0,1g de açúcar;
- 48% de vitamina C;
- 44% de vitamina A;
- 8% de cálcio e manganês;
- 86% de potássio;
- 4% de vitamina E;
- além de possuir vitamina k – B1(tiamina) – B2 (RIBOFLAVINA)-B6 (Piridoxina)-B12( Cobalamina).
-Não é difícil de entender, porque o agrião ocupa o nível de alto escalão, por conta dos nutrientes presentes. Veja quantos benefícios se pode conseguir através do consumo diário e frequente do agrião.
Benefícios do Agrião.
1- Agrião auxilia na Redução da Pressão Arterial.
-Conforme estudo publicado no Brithish Journal of Clinical Pharmacology, o agrião possui múltiplos benefícios para a circulação, dentre os vários o de reduzir a pressão arterial.
-Consegue-se reduzir a pressão, ingerindo a hortaliça in natura, portanto, na forma de sucos, tinturas, ou saladas de agrião, todos os dias na alimentação sem ser de suplementos.
-As pessoas ficam mais propensas à pressão alta, quando faz dietas pobres em cálcio, magnésio, potássio. O consumo da hortaliça na sua versão natural fica associado à redução da pressão arterial, já que com bons níveis de potássio, cálcio e magnésio, mantém o coração saudável e afasta o risco de doenças cardiovasculares.
2- Contra o Diabetes.
-Dentre as várias indicações do consumo do agrião, a principal é para reduzir os níveis de glicose no sangue.
-Suas propriedades nutricionais se tornam eficazes, bastante eficientes, porque diminui a glicose e previne o diabetes.
-O consumo do agrião, seja na forma de tinturas, suco, in natura, saladas, possui, portanto, uma ação de controle da glicemia por vários mecanismos diferentes
3- Ossos Saudáveis.
-A vitamina K (filoquinona) presente no agrião, em grandes proporções, possui a função de absorção do cálcio que atua nos ossos e músculos, logo portanto, deixando-os saudáveis e fortes. É de fundamental importância para os praticantes de atividade física, para as crianças em desenvolvimento, para os adultos ou idosos, o fortalecimento muscular e ósseo.
-A carência da vitamina K, propicia múltiplas fraturas.
4- Sistema Digestivo.
-O agrião possui múltiplas enzimas digestivas, já que auxiliam na absorção de nutrientes tornando-a mais eficiente.
-Deve ser consumido cru na salada, porque o seu cozimento ocasiona a perda das propriedades digestivas.
5- Doenças Respiratórias.
-O agrião atua contra as doenças respiratórias, porque fortalece o sistema imunológico graças ao efeito anti-inflamatório decorrente das propriedades antioxidantes, amenizando os problemas respiratórios, dessa forma é eficiente contra viroses: gripes, resfriados, além de asma, sinusites, bronquites, rinites e alergias respiratórias.
-O muco produzido associado a estas enfermidades é, portanto, eliminado, devido às suas propriedades expectorantes e descongestionantes.
6- Emagrecimento.
– O agrião ajuda a promover a saciedade alimentar, uma vez que, possui muitas fibras solúveis e insolúveis, sem perder a qualidade dos nutrientes e baixíssimas quantidades de calorias.
-Isto faz com que se consuma menos alimentos, porém sem diminuir a quantidade de nutrientes ingeridas, assim como, o esvaziamento eficaz do intestino.
7- Efeito Antioxidante do Agrião.
– É um excelente antioxidante, já que combate os radicais livres.
– Os radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento precoce, pela regeneração dos tecidos com doenças inflamatórias, doenças crônicas e até mesmo o desenvolvimento do câncer, portanto, em todos essas condições o agrião é um excelente medicamento simplesmente pela ação antioxidante dele que melhora muito o funcionamento do organismo.
8- Contra o Câncer.
-É rico em antioxidantes e micronutrientes, portanto, mostra-se eficiente, para auxiliar no combate às células cancerígenas.
-Há pesquisas em andamento sobre o agrião ser utilizado como uma espécie de escudo protetor das células e tecidos saudáveis durante o tratamento radioterápico.
-A base de estudo é o enxofre, uma vez que está presente no agrião, logo faria a proteção.
9- Agrião auxilia no Controle do Colesterol.
-No controle do colesterol, esta magnífica hortaliça possui uma ação excelente, pois reduz a capacidade em 48% o índice de colesterol ldl, que é o colesterol ruim. Da mesma forma, possui a capacidade de elevar em 16% a concentração do colesterol HDL, que é o colesterol pesado, o colesterol bom. Logo o consumo frequente do agrião levou a essa redução do ldl e um aumento do HDL.
10- Exercícios Físicos.
-O agrião é uma fonte de nutrientes essenciais, tais como, por exemplo: a vitamina A(retinol) e vitamina C ( Ácido Ascórbico). O consumo do agrião auxilia o organismo a ter muito mais disposição, para executar as tarefas diárias e físicas, portanto, fornece energia para o corpo, mantendo-o saudável e nutrido.
-A prática de exercícios pesados e por longo tempo, acaba aumentando a quantidade de radicais livres, circulantes no sangue, isto é perigoso, uma vez que acelera o metabolismo celular. O seu consumo diariamente, promove o aumento das quantidades de antioxidantes, combate, portanto, os referidos radicais livres.
11- Agrião ajuda a Proteger os Rins.
-Estudos demonstram que o consumo constante de agrião possui a capacidade de proteger os rins da ação nociva dos antibióticos.
-O agrião protege os rins contra ação de medicamentos antibióticos que apesar de combater bactérias atacam o organismo. Causam, portanto, nefrotoxicidade, ou seja, prejudicam os rins, ou há consequências nos rins.
12- Saúde dos Olhos.
O agrião possui, dentre os vários antioxidantes, luteína, zeaxantina, da família dos carotenoides. Estes compostos são de fundamental importância para saúde ocular, visto que protege os olhos contra injúrias causadas pelo meio externo. Estes antioxidantes estão relacionados a um menor risco de desenvolver a catarata e a degeneração macular, doença associada à idade. O consumo de vitamina C, presente no agrião, também atua sobre os olhos, promovendo dessa forma sua proteção e saúde.
Conclusão.
Dessa forma conclui-se que o agrião é uma verdura mutíssimo rica em substâncias benéficas, portanto a ciência da nutrição recomenda o seu consumo para complementar uma alimentação regrada e equilibrada. Esta verdura é fonte de nutrientes que complementam o esquema nutricional básico, por isso é uma hortaliça cultivada em vários países do mundo. Seus benefícios podem ser conseguidos através do consumo diário e frequente do agrião. Atua auxiliando a redução da pressão arterial, contra o diabetes, age sobre os ossos mantendo-os saudáveis, age sobre o sistema digestivo, atua auxiliando no combate às doenças respiratórias, favorecendo o emagrecimento, proporcionando proteção dos rins, a saúde dos olhos, além se ser um excelente antioxidante, anti-inflamatório, além de auxiliar no combate ao câncer e no controle do colesterol.
REFERÊNCIAS.
Jennifer Di Noia (2014). «DefiningPowerhouseFruitsandVegetables: A NutrientDensity Approach» (em inglês). PrevChronicDis. Consultado em 7 de junho de 2014.
«Plantas Medicinais/USP». Arquivado do original em 6 de julho de 2015
https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=23255#null ITIS Report