– O alho já era conhecido desde a antiguidade por diversas civilizações: Gregos, Babilônios, Romanos e Egípcios, pois já era apreciado pelas suas propriedades medicinais. Para os egípcios, era indispensável na alimentação.
-O alho de nome científico Allium sativum, da mesma família do alho poró e cebola é uma das plantas mais conhecidas e utilizadas pelo mundo, uma vez que possui propriedades medicinais e gastronômicas.
-Sem precisar utilizar sal em grandes quantidades, bem como abusar de calorias, uma excelente alternativa para fazer as refeições e receitas várias, é utilizar o alho.
– O Alho é fonte de mais de 100 compostos ativos, vitaminas A -B1-B2-B3- B6-C, sais minerais, ácido fólico, água, hidratos de carbono, cálcio, potássio, cobre, selênio, fósforo, manganês, ferro, zinco, proteinas, carboidratos em pequena quantidade, portanto é um alimento altamente nutritivo que traz uma série de benefícios para a saúde.
-Para que suas propriedades possam ser aproveitadas, o alho deve ser utilizado fresco.
– As Propriedades Medicinais são:
- Antifúngico;
- Antisséptico;
- Antiparasitário;
- Irritações da Pele;
- Combate Picadas de Insetos.
– O alho é muito bom para pele, visto que possui diversas propriedades curativas relacionadas a ela. Deve ser utilizado de forma tópica, pois é utilizado na pele.
-As suas propriedades são preservadas, mesmo que seja frito, entretanto, se a parte inferior for fervida, há perda de propriedades.
– As partes utilizadas são a cabeça bem como os dentes.
-Enquanto os dentes são estruturas prolongadas do bulbo, a cabeça é o conjunto de todos os dentes com o bulbo.
– Conheça 9 benefícios do Alho.
1- Sistema Respiratório.
-É excelente para o sistema respiratório, uma vez que auxilia no combate de tosses, asmas, bronquites e alergias respiratórias.
2- O Alho beneficia a Circulação.
– O alho beneficia artérias e veias, já que ajuda a controlar a Pressão Arterial, problemas cardiovasculares, bem como auxilia atenuando as varizes.
– Ajuda a prevenir a aterosclerose, uma vez que reduz tanto o colesterol LDL (ruim), quanto os triglicerídeos.
-Diminui a pressão arterial, casos de hipertensão e previne trombose, visto que facilita a circulação sanguínea.
3- Auxilia o Sistema Imunológico.
-O alho ajuda o sistema de defesa do corpo, já que é antifúngico, bactericida, antisséptico, antiparasitário, picadas de Insetos. Possui esta capacidade de combater vírus, fungos e bactérias, porque possui compostos sulfurosos e alto teor de vitamina B6 e alicina. Combate vírus, bactérias e fungos, pois é rico em alicina.
4- O Alho possui Ação Desintoxicante.
– metais pesados presentes no corpo, provocam injúrias aos tecidos, logo, estas são prevenidas pelas elevadas quantidades de compostos a base de enxofre presentes no alho.
-Uma pesquisa realizada com funcionários que permaneciam constantemente expostos a chumbo, de determinada firma, mostrou que o seu consumo fez com que houvesse uma redução de cerca de 19% dos níveis de metal pesado circulante. Portanto o alho agiu desintoxicando o organismo dos funcionários.
5- Ajuda a combater Resfriados.
-No periódico Advances in Therapy, foi publicado um estudo que destacava a redução de cerca de 63% na quantidade de resfriados relacionada com a alimentação feita com alho, portanto fica evidente que o alho combate o resfriado.
-Também foi destacado no estudo, a duração dos sintomas, que foram reduzidos. Os funcionários, que estavam doentes e tiveram uma alimentação feita com extrato de alho contendo alicina, ficaram menos tempo doentes. Portanto houve redução também da quantidade de dias com o resfriado. Portanto conclui-se desse estudo que a alicina presente no alho fortalece o sistema imunológico, auxiliando no combate de resfriados e gripes.
6- O Alho auxilia no Controle da Glicose.
-Um estudo publicado no Acta Diabetologica, mostrou que pacientes com diabetes do tipo 2 receberam 150 mg de alho como suplemento alimentar. Comparado a um outro grupo que apenas recebeu um placebo, os pacientes que o consumiram apresentaram os níveis de glicose, consideravelmente, mais baixos.
-A revista The Journal of American Nutrition, publicou em outro estudo, que o controle dos níveis de glicose no sangue, pode ser obtido com alho cru. Entretanto os autores do estudo observaram que os mesmos resultados não eram obtidos com o bulbo cozido. O calor destrói a alicina, portanto inativa as propriedades benéficas do alho.
7- Controla a Pressão Arterial.
-A alicina presente no alho, inativa a ação da enzima angiotensina II. Esta enzima tem por função contrair os vasos sanguíneos, logo, portanto a alicina impede que os vasos sanguíneos se contraiam, facilitando a passagem do sangue e evitando o aumento da pressão arterial.
8- Protege o Coração.
-É muitíssimo salutar para o coração, uma vez que facilita a circulação, dificultando o aparecimento da arteriosclerose.
-Arteriosclerose é o entupimento das artérias, portanto pode causar enfarto.
-Protege o coração também, porque reduz os níveis dos triglicérides e do LDL, o colesterol ruim, que tende a se depositar na parede interna das artérias, causando uma série de problemas no coração.
-Os níveis de colesterol na circulação podem ser diminuídos em cerca de 15%, consumindo, diariamente, o alho como suplemento alimentar. São os registros de estudos científicos.
-Os vasos e células sanguíneas são protegidos contra as injúrias teciduais provacados pelos radicais livres, já que o alho possui propriedades antioxidantes graças ao seus compostos à base de enxofre.
9- Proteção do Cérebro.
-Doenças mentais, tais como Mal de Alzheimer e demência são prevenidas, uma vez que o alho contém antioxidantes. Os antioxidantes são importantes, já que combatem radicais livres, responsáveis pelos danos causados aos tecidos, especialmente no cérebro. Portanto o alho protege o cérebro.
-Contraindicações.
– Apesar desta maravilhosa planta possuir propriedades medicinais e ser excelente como tempero, é de fundamental importância, destacar algumas contraindicações.
É contraindicado para pessoas que possuem: gastrite, inflamações agudas, insônia, bem como os casos de pacientes transplantados.
-Deve-se evitar o seu consumo de forma prolongada e exagerada, uma vez que, pode causar mau hálito, suor forte e reduzir a captação de Iodo. O seu uso deve ser feito com bastante moderação.
CONCLUSÃO.
O alho é uma das plantas mais conhecidas e utilizadas pelo mundo, já que possui propriedades medicinais e gastronômicas. Dessa forma, dentre os vários benefícios que possui destaca-se por proteger o Sistema Respiratório, beneficia a Circulação, Auxilia o Sistema Imunológico, possui Ação Desintoxicante, Ajuda a combater Resfriados, auxilia no Controle da Glicose, Controla a Pressão Arterial, Protege o Coração, Proteção do Cérebro.
REFERÊNCIAS.
Block, E. (2010). Garlic and Other Alliums: The Lore and the Science. [S.l.]: Royal Society of Chemistry. ISBN 0-85404-190-7 .
BALBACH, A., BOARIM, D. As Hortaliças na Medicina. 2a ed., p. 69-75, 1992.