ORIGEM E DESCRIÇÃO DA BERTALHA.
– A bertalha é uma hortaliça, do tipo herbácea, trepadeira, comestível, da família das Basaláceas. Muito provavelmente é originária da Ásia, na Índia e que rapidamente foi aclimatada no Brasil. Seu nome científico varia conforme a variedade.
-As variedades mais conhecidas são: Basella alba (possuem caules claros e flores brancas) e Basella rubra (possuem flores avermelhadas, caules vermelhos). Esta é mais rica em ácido oxálico do que a primeira variedade.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA E PROPRIEDADES.
– Também chamada de espinafre indiano, devido à sua origem, é uma hortaliça rica em sais minerais, vitaminas, com propriedades antioxidantes e emoluentes. Esta propriedade tem por função manter a dose regular de umidade na camada mais externa da pele.
– É ótima opção para o corpo, uma vez que é fonte de nutrientes. A bertalha possui vitaminas A, B2, B5, B6, C, de sais minerais, como o ferro, potássio, cálcio, fósforo, cobre, manganês, zinco, magnésio, fibras e proteínas, por isso é verdadeira fonte de nutrientes.
-A bertalha possui a propriedade de ser adstringente, sendo assim, tem por função contrair os tecidos. Combate diversas moléstias inflamatórias e no caso da pele, controla a sua oleosidade, fechando temporariamente os seus poros.
– Afinal, a bertalha serve para quê?
– Confira 10 Benefícios da Bertalha.
1- Ação sobre os Ossos.
– Para que ocorra o correto desenvolvimento ósseo, é necessário que haja cálcio. A bertalha é uma excelente fonte de cálcio, já que para cada 100g do alimento, 11% são a quantidade de cálcio que se recomenda para consumo diário.
– Somente o cálcio não faz efeito sobre os ossos, é necessário, portanto que haja magnésio que auxilia a absorção de forma eficaz do cálcio por parte do organismo. Para cada 100g, há 16% de magnésio, quantidade ideal para consumo diário.
2- Ajuda no Combate à Anemia.
– O ferro é importante para que haja proliferação de novas células sanguíneas e quando não há quantidades adequadas de ferro, a produção de células sanguíneas se torna prejudicada, aumentando a probabilidade de se desenvolver a anemia. Esta condição deixa o corpo com fraqueza, podendo resultar em sintomas tais como: falta de ar, cansaço, dores no peito e câimbras. Por esse motivo, é de fundamental importância, consumir a bertalha, pois é um alimento rico em ferro, que auxilia na redução dos riscos de contrair a anemia, e também ajudar no tratamento de quem desenvolve esta doença.
3- Quantidade de FERRO da Bertalha.
– A bertalha é excelente fonte de ferro, já que há cerca de 1,2 mg de ferro para cada 100g da verdura, o que corresponde a quantidade de 15%, ideal para consumo diário do nutriente.
-A verdura também é fonte de vitamina C, que auxilia na absorção de ferro para o organismo .
4- Efeito sobre a Perda de peso (Emagrecimento).
– Para quem quer emagrecer ou a necessidade de perder peso, as refeições devem ser feitas com alimento nutritivos e principalmente com pouquíssimas calorias. Alimentos dessa natureza suprem parte das necessidades de nutrição do corpo sem causar excesso de calorias, portanto não há aumento de peso.
– A bertalha possui, para cada 100g de uma porção, cerca de 23g de calorias.
– A verdura também é rica em fibras em sua versão crua. As fibras são importantes, uma vez que fornecem sensação de saciedade ao corpo. Controla facilmente o apetite, diminuindo a quantidade de calorias ingeridas ao longo dos dias.
Saiba mais: Emagrecer e Perder a Barriga- Veja 15 Dicas.
Saiba mais: Frutas que Emagrecem.
5- Bertalha contra os Radicais Livres.
– Dentre as várias propriedades da bertalha, uma delas é combater os radicais livres,uma vez que possui antioxidantes. Os radicais livres causam diversas doenças graves, como por exemplo o câncer, além de favorecer e acelerar o envelhecimento.
6- Efeito sobre a Saúde dos Olhos.
– Os Radicais Livres produzem certas moléculas que acabam atuando sobre os olhos, danificando, portanto a retina que pode ter como consequência a perda da visão, catarata e outras doenças. Já que a bertalha possui componentes antioxidantes que perseguem e eliminam os radicais livres, pode-se dizer que a hortaliça é boa para os olhos. A vitamina A, também conhecida como retinol ou axeroftol, é fundamental para a visão, pois combate problemas da mesma, entre os vários, a cegueira noturna. Esta preciosa vitamina está presente na bertalha, portanto é muito importante agregar a bertalha na dieta.
7- Ajuda na Digestão.
– A digestão é facilitada, devido às fibras presentes na bertalha. A digestão se torna suave, sem resistências, sem dificuldades, logo, portanto, todos os nutrientes consumidos são absorvidos de forma adequada.
8- Combate problemas no Fígado.
– Já que a bertalha possui funções adstringentes e emolientes, o consumo da folha, auxilia na manutenção da saúde do fígado. Contudo, para ser consumida com este propósito, se faz necessário que haja um acompanhamento médico.
9- Alguns efeitos Terapêuticos da Bertalha.
– A bertalha pode ser utilizada para tratar ou ajudar no tratamento de problemas hepáticos (referentes ao fígado). Pode ser utilizada também no pós parto, para que possa combater possíveis hemorragias. Auxilia no tratamento da anemia e do câncer, porque combate os radicais livres. Em todos os casos, é de fundamental importância, haver a supervisão, acompanhamento e autorização médica, para que haja um tratamento eficaz, sem sequelas e traumatismos.
10- Propriedade Afrodizíaca da Bertalha.
A medicina popular considera afrodisíacos, tanto os seus frutos, quanto as suas folhas, logo o apetite sexual em ambos os sexos pode ser estimulado. Basta o consumo regular da folha, principalmente para pessoas que possuem problemas ou distúrbios da libido.
Cuidados
– A bertalha possui alto teor de ácido oxálico, logo, portanto, não é recomendado que se coma crua, da mesma forma que o espinafre, principalmente por pessoas que apresentam problemas no sistema renal. O ácido oxálico é um componente que é tóxico e pode formar cálculos nos rins, bexiga e dificultar a absorção de cálcio, podendo causar a morte. Para que o ácido oxálico se degrade, é necessário cozinhar bem a bertalha. Daí se pode fazer várias receitas com bertalha.
– Assim que colhidas, as folhas da bertalha devem ser logo consumidas, visto que se decompõem, rapidamente.
-As bertalhas não devem ser congeladas após o cozimento para posterior consumo e muito menos requentada, porque a fermentação desta hortaliça desenvolve substâncias que não são benéficas para a saúde do organismo.
CONCLUSÃO.
-A bertalha é uma hortaliça, do tipo herbácea, trepadeira, comestível, da família das Basaláceas, que se adaptou ao clima do Brasil.
– È rica em nutrientes, tais como: vitaminas ( A- B2-B5-B6-C), de sais minerais : ferro, potássio, cálcio, fósforo, cobre, manganês, zinco, magnésio e fibras, portanto é de fundamental importância para o organismo. Possui diversas propriedades, tais como: anti-inflamatórias, emolientes e adstringentes. Esta propriedade tem por função contrair os tecidos. Combate, dessa forma diversas moléstias inflamatórias e no caso da pele, controla a sua oleosidade, fechando temporariamente os seus poros, inclusive, segundo nutricionistas é boa para o cabelo.
-A bertalha também possui alguns efeitos Terapêuticos. Pode ajudar no tratamento de problemas hepáticos (referentes ao fígado). Também se pode usar no pós parto, para que se possa combater possíveis hemorragias. Auxilia o tratamento da anemia e do câncer, por combater os radicais livres.
-A bertalha combate radicais livres, uma vez que é dotada de propriedades antioxidantes.
-Em todos os casos, é de fundamental importância, haver a supervisão, acompanhamento médico, para que o tratamento de doenças com a bertalha seja eficaz, sem sequelas e traumatismos.
– Resumindo os Benefícios da Bertalha.
1- Saúde Óssea.
– A bertalha é uma excelente fonte de cálcio, uma vez que para cada 100g, 11% são a quantidade de cálcio que se recomenda para o consumo diário.
2- Ajuda a Combater a Anemia.
– A anemia é basicamente causada pela falta de ferro no organismo em quantidades adequadas, uma vez que isso provoca a queda da produção de células sanguíneas. A bertalha é excelente fonte de ferro, que auxilia na redução dos riscos de contrair a anemia, portanto também ajuda no tratamento de quem desenvolve esta doença.
3- Quantidade de FERRO
– A bertalha é excelente fonte de ferro, visto que, há cerca de 1,2 mg de ferro para cada 100g da verdura.
4- Efeito sobre a Perda de peso Emagrecimento
– A verdura também é rica em fibras em sua versão crua. As fibras são importantes, já que fornecem uma sensação de saciedade ao corpo. Controla de forma fácil o apetite e diminui a quantidade de calorias ingeridas ao longo dos dias.
Saiba mais: Emagrecer e Perder a Barriga- Veja 15 Dicas.
5- Age contra os Radicais Livres.
– Dentre as várias propriedades da bertalha, uma elas é combater os radicais livres, já que possui antioxidantes.
6- Efeito da bertalha sobre a Saúde dos Olhos.
– A bertalha possui antioxidantes que combatem os radicais livres, pode-se, portanto, dizer que a hortaliça é boa para os olhos. A vitamina A é um antioxidante, portanto é fundamental para a visão.
7- Bertalha ajuda na Digestão.
– A digestão é facilitada, já que as fibras estão presentes na bertalha. A digestão se torna suave, sem dificuldades, portanto, todos os nutrientes consumidos são absorvidos de forma correta.
8- Combate problemas no Fígado.
– Já que a bertalha possui funções adstringentes e emolientes, o seu consumo auxilia na manutenção da saúde do fígado.
9- Alguns efeitos Terapêuticos .
– A bertalha pode ser usada para tratar ou ajudar no tratamento de distúrbios hepáticos (referentes ao fígado). Portanto, pode ser consumida também no pós parto, para que possa combater possíveis hemorragias. Auxilia no tratamento da anemia e do câncer pelo fato de combater os radicais livres.
10- Propriedade Afrodizíaca.
– O consumo regular da folha estimula o apetite sexual em ambos os sexos, principalmente por pessoas que possuem problemas e ou distúrbios da libido.
Referências.
- AFPD. 2008. African Flowering Plants Database – Base de Donnees des Plantes a Fleurs D’Afrique.
- Correa A., M. D., C. Galdames & M. N. S. Stapf. 2004. Cat. Pl. Vasc. Panamá 1–599. Smithsonian Tropical Research Institute, Panama.
- Flora of China Editorial Committee. 2003. Fl. China 5: 1–506. Science Press & Missouri Botanical Garden Press, Beijing & St. Louis.
Muito bom gostei de mais
Olá!
Obrigado pela sua participação!
Atenciosamente, Showemsaúde.
adorei todas informações sobre a bertalha eu ja fazia uso agora vou incluir na alimentação diária . obrigada
Olá!
Obrigado pela sua participação!
Atenciosamente, Showemsaúde.
Ganhei um ramo desta planta dizendo que era ora pro nobis. Plantei, mas fiquei co certo receio de comer. Um belo dia resolvi experimentar e acabei gostando, achei até mais saboroso que o próprio ora pro nobis, mas continuava com receio. Agora, lendo este artigo, vou saboreá-lo constantemente.
Ganhei um pé de bertalha e está lindo agora que sei de suas propriedades vou consumindo cada vez mais
Fiquei maravilhada com o artigo, vou ver se consigo mudas, já que comprar na feira, Hortifruti ou mercado aqui Campo Limpo Paulista é difícil…Gostaria de saber se há contraindicação e como posso cultivar ,qual melhor forma …Desde já agradeço e aguardo retorno de quem possa responder