-O Caqui ou dióspiro é uma fruta do caquizeiro ou diospireiro da família da Ebenaceae. Dióspiro vem do grego que significa fruta de Zeus e por caqui, vem do japonês KAKI.
-De origem asiática, o caqui se adapta facilmente à regiões de clima tropical, ainda que não seja tão comum no Brasil. Vem recebendo admiração por parte dos brasileiros e sendo incluído na dieta, porque possui uma fantástica plurivalência. Pode-se consumir esta fantástica fruta de diversas formas, portanto, pode ser in natura, na forma de doces, compotas, geléias e suco.
-O caqui é uma fruta excepcional, já que é uma excelente fonte de fibras, pectina e vitaminas A, C e K. Possui ainda sais minerais como: ferro cálcio e fósforo licopeno, tanino, açúcares e baixa acidez, logo todos esses nutrientes fazem dessa fruta uma excelente opção para a dieta. A quantidade de nutrientes agregada à dieta é fantástica.
-É amplamente conhecido como uma fruta de cor alaranjada brilhante que compartilha semelhanças com o tomate na aparência. Recomenda-se consumi-lo, preferencialmente cru, para que haja melhor aproveitamento de seus benefícios. Já que auxilia na prevenção das doenças do trato respiratório, (gripes e resfriados) e aumenta a imunidade, é um fruto desintoxicante.
BENEFÍCIOS DO CAQUI.
1- Protege a Saúde dos Olhos.
-Dentre os vários benefícios do caqui, um deles é o de proteger a saúde dos olhos, já que possui os Carotenoides, luteína e zeaxantina, que estudos científicos apontam como substâncias capazes de melhorar e manter a visão. Estes compostos agem na retina, porque combatem a degeneração macular e previnem a catarata.
-A prevenção de problemas de visão, cegueira noturna, danos à retina, mácula degenerativa, são prevenidos com o consumo de vitamina A, antixeroftálmica. O caqui é riquíssimo nesta vitamina A, logo o consumo desta se torna imprescindível, para que se tenha uma boa saúde nos olhos.
2- Sistema Digestivo.
-O caqui, além de ser uma fruta extremamente saborosa e suculenta, atua nos processos digestivos, já que é fonte de fibras alimentares, enzimas e outros nutrientes. Previne a constipação e auxilia também nas funções orgânicas, obtenção de energia e crescimento. Desempenha um papel crucial para que as funções digestivas sejam facilitadas, como por exemplo o trânsito intestinal.
3- Ação Desintoxicante.
-Se você toma sucos detox, convém adicionar o caqui, uma vez que pode agir também como por desintoxicante, dessa forma elimina do organismo metais pesados, torna a absorção dos nutrientes essenciais, muito mais fácil, além de propiciar um bem estar geral.
4- Efeito Antioxidante.
-As propriedades antioxidantes, laxativas, nutritivas e alcalinizantes estão presentes no caqui e são de fundamental importância para que haja a limpeza e desintoxicação do organismo. Diversos órgãos, entre eles o fígado, os rins, a bexiga são beneficiados, desempenhando melhor as suas funções, logo o consumo do caqui é uma excelente medida, porém seu consumo tem que ser frequente.
5- Ajuda a Perder Peso.
-Para quem deseja e precisa eliminar os quilos excedentes, a fruta quase não possui gordura, é um fruto de tamanho médio pesa cerca de 168 gramas e oferece apenas 31 gramas de carboidratos, nada melhor que o caqui, já que é muito rico em fibras alimentares. Estas promovem a saciedade, impedindo as refeições fora de hora e desnecessárias. Se for incluído nas refeições da tarde, em lanches, impedirá que na próxima refeição, a fome venha a todo vapor. Portanto todos estes fatores fazem dele um alimento ideal para as pessoas que desejam, precisam emagrecer ou manter a forma.
6- Pele Saudável.
-Esta poderosa fruta contém importantíssimos antioxidantes, tais como: as vitaminas A – C – K, portanto combatem os radicais livres e seus efeitos produzidos, impedindo o envelhecimento precoce da pele e mantendo-a saudável.
7- Reforço da Imunização.
-O consumo frequente de caqui, reforça o sistema imunológico, já que ajuda a manter o organismo livre de enfermidades: resfriados, gripes e diversos tipos de infecções.
8- Combate Doenças Infecciosas.
-O Caqui é uma fonte surpreendente de fitoquímicos, incluindo antioxidantes polifenólicos e catequinas, portanto contribuem para a propriedade anti-inflamatória da fruta que eventualmente ajuda na prevenção dos ataques de doenças infecciosas.
-Combate às doenças causadas por bactérias também por conta da vitamina C, em combinação com outros nutrientes.
-O consumo frequente de caqui ajuda a combater as infestações por bactérias e vírus, lembrando que a fruta também possui agentes anti-inflamatórios que são necessários para a saúde do corpo.
9- Caqui para Aumentar a Energia.
-O suco de caqui é considerado um energizador natural, já que possui alto teor de potássio e açúcar.
-O consumo de um copo do suco de caqui pode oferecer energia instantânea para a realização de quaisquer atividades exigentes, portanto é uma excelente escolha para aliviar a exaustão e o estresse muscular.
10- Auxilia no Controle de Sangramentos..
-O caqui é conhecido por possuir propriedades anti-hemorrágicas. Em tempos imemoriais foi muito utilizado no controle de sangramentos excessivos, portanto é excelente no tratamento de feridas e hemorragias.
11- Auxilia no Controle da Pressão Arterial.
-O caqui possui baixos níveis de sódio, dessa forma, usa-se como parte de uma dieta equilibrada e regrada de baixo teor de sódio projetada para as pessoas que possuem hipertensão.
12- O Caqui possui Vitamina C.
-A vitamina C (Ácido Ascórbico) é uma das vitaminas presentes no caqui, em maior quantidade, podendo chegar a aproximadamente 65% da quantidade sugerida, diariamente, pelos estudiosos, em apenas um fruto. A vitamina C é de fundamental importância, pois auxilia na produção de colágeno, ajudando a retardar o envelhecimento, combate o escorbuto, o sistema imunológico fica fortalecido, ajuda na absorção de ferro pelo organismo, auxiliando a prevenir a anemia.
13- Proteção do Sistema Nervoso.
-Estão presentes, também, no caqui as vitamina B1 e B12. Estas vitaminas atuam de forma direta, exercendo uma proteção ao sistema nervoso, prevenindo doenças como o mal de Alzheimer, mal de Parkinson, entre outras doenças.
14- Ação Diurética do Caqui.
-Possui ação diurética, estimulando a eliminação da urina, sem que ocorra a eliminação de potássio o que já ocorre com alguns medicamentos diuréticos químicos, logo é uma boa conduta, incluir o caqui na dieta, auxiliando o tratamento com os diuréticos.
15- Ação Antidiarreica do Caqui.
-Possui elevada quantidade de fibras solúveis o que acaba se tornando benéfico para combater as complicações como a diarreia, de modo a garantir a saúde do aparelho digestivo especialmente quanto às funções intestinais, logo o consumo de caqui com frequência auxilia no combate às diarreias.