Este post apresenta 15 dicas para Emagrecer e Perder a Barriga. Fazer refeições saudáveis, equilibradas e manter atividade física frequente, são hábitos ideais que contribuem para a redução de massa corporal e para uma qualidade de vida melhor. O emagrecimento de forma salutar possui muitas vantagens, como energia elevada, disposição aumentada, autoestima melhorada, maior controle da fome e sistema imunológico mais fortalecido.
Se a meta é emagrecer e perder a barriga ou mesmo evitar as chances do seu aumento, as comidas ricas em gorduras, tais como: empadas, pastéis, salgadinhos, frituras, sanduíches, manteiga e queijos gordurosos, não devem ser consumidos, conforme os nutricionistas alertam.
Adotar este hábito no dia a dia, não só ajuda a dificultar o acúmulo de gordura no abdômen, como também, a prevenir distúrbios como colesterol alto e doenças cardiovasculares.
Para emagrecer e ter o corpo definido, o ideal é adotar as seguintes estratégias: Procurar orientações médica, nutricionista e de atividades físicas.
Orientação de um médico, para realizar uma avaliação do quadro de pressão arterial, cardíaca, sanguínea, óssea, enfim, uma avaliação completa do estado de saúde. Avaliação de nutricionista, para elaborar um plano de dieta, conforme às necessidades e quadro de saúde da pessoa.
Orientação de um personal trainer, para fazer um plano de exercícios e atividades físicas, conforme a saúde, a dieta e a meta que se almeja conseguir. Seguir estas estratégias permite perder peso de forma progressiva, saudável e a longo prazo.
Veja 15 dicas para emagrecer e perder a barriga e entrar em forma rápido.
1-Consumir Alimentos ricos em Fibras e Crus.
O intestino funciona melhor com alimentos ricos em fibras e Crus, assim como facilita a digestão. Adotar este hábito é excelente para a saúde, uma vez que previne a prisão de ventre, ajuda a manter a microbiota intestinal saudável. Além do mais reduz as chances de ocorrer a síndrome do intestino irritável, doença de Crohn ou colite ulcerativa. Além do mais, favorece o emagrecimento, uma vez que eleva a sensação de saciedade.
Confira alguns alimentos com elevado teor de fibra em sua composição: aveia, pão integral, cenoura crua, maçã, linhaça, lentilha, alface, pepino, sementes de chia, cogumelo, pera, morangos, framboesas, mirtilos, entre outros.
2. Evitar Refrigerantes para Emagrecer e Perder a Barriga.
Os refrigerantes, incluindo os light e diet, assim como bebidas açucaradas, sucos industrializados devem ser evitados, uma vez que contribuem para o depósito de gordura na região do abdômen. Da mesma forma ocorrem os diversos problemas de saúde, como cáries, obesidade, diabetes, doenças cardíacas e doenças relacionadas a pressão Arterial e outras.
3. Evite Alimentos fritos.
É fundamental evitar as frituras, uma vez que, elevam o teor de gorduras trans e saturadas, além de elevar a quantidade de calorias. Eleva as taxas de colesterol LDL ( ruim). Eleva as chances de ocorrer doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade, um vez que se acumula no organismo.
Uma alternativa é consumir alimentos feitos a vapor, cozidos ou grelhados. Também pode usar temperos naturais, tais como: pimentas e ervas aromáticas, para dar mais paladar aos alimentos.
4- Evite Alimentos Industrializados para Emagrecer e Perder a Barriga.
É fundamental evitar o consumo de produtos processados, tais como: ketchup e maionese. Este hábito também serve para comidas congeladas industrializadas e processadas, uma vez que possuem maior teor de sal e dessa forma promove acúmulo de líquidos, eleva a sensação de inchaço. Além do mais, alimentos dessa natureza possuem em sua composição, na maioria das vezes, muitos conservantes, favorecendo o aparecimento de várias doenças.
5- Começar as Refeições pelas Saladas.
Na hora do almoço ou janta, comece as refeições com as saladas em um prato não fundo ou pela sopa. Este hábito serve para elevar a sensação de saciedade, bem como controlar o apetite. Esta mesma conduta, também vale para frutas. Consumir uma pera ou uma maçã, cerca de 20 minutos antes do almoço e janta, possui o mesmo efeito, ou seja, aumenta a saciedade e diminui o apetite, porque são ricas em fibras. Permite redução na quantidade de alimentos que se consome durante as refeições.
6- Fazer Atividades Físicas.
Fazer exercícios físicos de forma regular, além de favorecer o emagrecimento, reduz a circunferência abdominal, também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, assim como o bem-estar e a autoconfiança. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e crônicas, como a diabetes.
7- Consuma Alimentos Termogênicos.
Alimentos Termogênicos ajudam a emagrecer, porque o corpo pode perder calorias, acelerar o metabolismo, ainda que a pessoa esteja em repouso. São exemplos de Alimentos Termogênicos: pimenta vermelha, chá verde, gengibre e água gelada.
8- Mastigue os alimentos lentamente.
É muito importante mastigar bem os alimentos, comer lentamente, já que permite os sinais de saciedade cheguem ao cérebro. Dessa forma indica que o estômago está cheio. Portanto adotar este hábito inibe o consumo de alimentos em excesso, favorecendo o emagrecimento.
9- Beber Água ajuda a Emagrecer.
É muito importante beber bastante água ao longo do dia, porque auxilia na eliminação de toxinas acumuladas no corpo. Regularizar a função intestinal e facilita as inúmeras reações químicas que ocorrem no corpo. Recomenda-se beber cerca de 2 a 2,5 L de água ao longo do dia, principalmente entre as refeições.
10- Evitar doces ajuda a Emagrecer.
Para emagrecer e perder a barriga, deve-se evitar o consumo de alimentos açucarados, tais como: bolos, sorvete, chocolate, balas e doces. É importante preferir as frutas cítricas, ricas em fibras, já que possuem sabor adocicado e auxiliam na redução da vontade de comer doces. São excelentes para a saúde do corpo.
11-Diminuir o consumo de gorduras.
É fundamental evitar as fontes de gorduras adicionadas, tais como: gordura das carnes, margarina, enlatados, conservas, salsichas, pele de aves. Recomenda-se consumir alimentos com gorduras benéficas para o corpo, tais como: abacate, frutos secos, azeite de oliva e peixes.
12- Diminuir o consumo de Carboidratos.
Para perder barriga e peso, evite consumir mais de um alimento com fonte de carboidrato por refeição. Caso a pessoa consuma uma batata, recomenda-se não consumir arroz, pão ou macarrão na mesma refeição, o melhor a fazer é acompanhar o prato com saladas ou legumes.
13- Evitar comer Pão para Emagrecer e Perder a Barriga.
Grande parte dos nutricionistas afirmam que, o pãozinho francês ou o pão de forma do misto quente estão entre os alimentos que ajudam a aumentar a barriga. Embora pareçam inocentes, seu principal ingrediente, a farinha refinada (branca) é a responsável pelo aumento da barriga. A farinha refinada leva à fermentação e produção de gases, por meio de seu carboidrato, portanto provoca aumento abdominal. Prefira os pães integrais.
14- Verificar os Rótulos das Embalagens.
Um hábito importante para pessoas que almejam emagrecer, é conferir os rótulos das embalagens dos produtos na hora de comprar, para evitar comprar alimentos com elevado teor de açúcar, gordura saturada, assim como os que possuem muitas calorias.
15- Aplicar as dicas com Seriedade.
Estas dicas devem ser postas em execução e seguidas de forma consistente, para que o organismo se adapte com as mudanças. Recomenda-se que a pessoa se pese a cada 10 dias, para evitar a ansiedade. É importante, contudo que essa pesagem seja sempre na mesma balança e no mesmo horário.
Além do mais, para verificar a perda de peso gradual, é importante tomar medida da cintura, com uma fita métrica, passando sobre o umbigo e sendo assim, anotar os valores para acompanhar a evolução do emagrecimento, até a forma ideal.
Referências
- LOPEZ Esther, SCHULZE Matthias et al. Consumption of Trans Fatty Acids Is Related to Plasma Biomarkers of Inflammation and Endothelial Dysfunction. The Journal of Nutrition. 135. 3; 562–566, 2005
- HILLS Ronald, PONTEFRACT Benjamin et al. Gut microbiome: Profound Implications for Diet and Disease. Nutrients. 11. 1-40, 2019
- VARTANIAN Lenny, SCHWARTZ Marlene et al. Effects of Soft Drink Consumption on Nutrition and Health: A Systematic Review and Meta-Analysis. American Journai of Public Health. 97. 4; 667-675, 2007