EQUINÁCEA- Para que serve?

A Equinácea é uma planta, cujos talos ocos podem atingir cerca de 1metro de altura. Possui  folhas alongadas estreitas e com aspecto de veludo. Suas vistosas flores  rosas crescem no extremo dos talos. Seu nome científico equinácea angustifólia compreende nove espécies que ocupam  principalmente a América do Norte. Provavelmente era a planta medicinal mais  usada pelos nativos da região, que a usavam para o tratamento de picadas de serpentes, febre e feridas persistentes. Os primeiros colonizadores  da América do Norte,  não demoraram muito para adotar essa planta como remédio caseiro contra  resfriados e gripes.

Os povos indígenas da América do Norte, durante muito tempo, usaram a Equinácea para curar picada de serpente. É muito estudada  há mais de 50 anos pelas suas propriedades antivirais.

A Equinácea possui propriedades incríveis, tais como:  imunoestimulante, ativa a formação de glóbulos brancos no  sangue que são as defesas do organismo e imunorreguladora.
Flor da Equinácea- Planta medicinal.

Propriedades e para que serve a Equinácea.

A Equinácea possui propriedades incríveis, tais como: imunoestimulante, ativa a formação de glóbulos brancos no  sangue que são as defesas do organismo e imunorreguladora. É bacteriostática, porque bloqueia as infecções e favorece a cura das feridas.  Além destas propriedades, também é antitérmica, antiinflamatória, antialérgica, analgésica, antiviral, bem como desintoxicante. É digestiva,  aperitiva e sudorífica.

Partes da Equinácea aproveitadas.

Aproveita-se quase tudo:  as raízes, as flores, bem como as  folhas. Estas possuem ésteres  e óleo  essencial. Esta poderosa planta também possui resina além de  ser rica em ácidos graxos insaturados como por exemplo o oléico e o linoléico.

Modo de usar

A forma e usar a Equinácea pode ser por infusão, extrato fluidos, extrato seco, chá, em pó, em cápsulas,  tinturas e xarope.

Isoladamente ou associados a outras plantas que reforcem ou estimulem as defesas do organismo, o  uso externo pode ser pomada, creme, loção, cataplasma e unguento. É necessário ter cuidado com a planta ela pode agravar a psoríase, portanto, deve ser usado no máximo por  três semanas seguidas.

É contra indicada  a pacientes com doenças autoimunes e  também outras doenças como por exemplo a  tuberculose, a leucemia a colágenosi, assim como a esclerose múltipla e até mesmo a Aids.

Saiba mais sobre TOMILHO -Outra planta medicinal poderosa!

Clique aqui para saber mais sobre PLANTAS MEDECINAIS!

Deixe seus comentários!!!

Deixe um comentário