-O gengibre é originário da Ásia, foi trazido como especiaria para o Brasil, durante o processo de colonização. É muito utilizado atualmente, visto que há grandes plantações de gengibre em todo o Brasil.
-É uma planta segura para crianças, para adultos, idosos, uma vez que possui propriedades medicinais maravilhosas.
– O consumo do gengibre, nas diversas formas, propicia muitíssimos benefícios para saúde, porque auxilia na perda de peso, relaxa o sistema gastrointestinal, previne náuseas e vômitos, deixando o metabolismo acelerado.Também possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e auxilia na prevenção de doenças, tais como: câncer de cólon-retal e úlceras no estômago.
– O consumo do gengibre é benéfico para saúde, porque auxilia na perda de peso, relaxa o sistema gastrointestinal, previne náuseas e vômitos, melhorando o metabolismo.
-Também possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e auxilia na prevenção de doenças, tais como: câncer colorretal e úlceras no estômago.
BENEFÍCIOS DO GENGIBRE.
1- Ação Anti-inflamatórias e Antioxidante.
-Foi testado na Bulgária e verificou-se que os extratos de gengibre possuem ação importante em inibir os radicais livres, logo, por conseguinte, possui ação antioxidante.
– Radicais Livres – são aquelas substâncias que estão no organismo, circulando pelo sangue e que causa:
- o envelhecimento precoce;
- situações degenerativas;
- doenças crônicas inflamatórias e
- até mesmo desenvolvimento do câncer.
-O gengibre possui ação antioxidante, uma vez que, possui um composto chamado 6-gingirol que atua retardando o crescimento de células cancerígenas no cólon ou reto, logo ajuda a prevenir o câncer colorretal.
2- Contra Gazes Intestinais e azia.
-Se consumido, também na forma de chás, então o gengibre é muito útil no combate aos gazes intestinais e da azia. Recomenda-se consumir ao longo do dia, 4 (quatro) xícaras, para que os sintomas intestinais possam ser aliviados. O chá segue a seguinte proporção: para cada xícara de água, uma colher de gengibre.
3- Emagrecimento e Perda de Peso.
-Uma pesquisa realizada no Japão mostrou que o seu uso possui a capacidade de aumentar a excreção de gorduras e foi comparado com o medicamento químico chamado xenical.
- Este medicamento é usado para eliminação de gorduras.
-O resultado foi muito parecido com o do xenical, portanto, o uso constante do gengibre antes das alimentações aumenta a excreção de gorduras.
-Ajuda a controlar o processo de obesidade, logo por isso, demonstra-se que o gengibre possui uma ação inibidora da lipase pancreática.
- A lipase pancreática é uma enzima que quebra as gorduras da alimentação, para que possam ser absorvidas pelo intestino.
Portanto, caso essa enzima não atue, não há absorção de gorduras na alimentação. O metabolismo é acelerado, logo a gordura corporal é queimada, facilita, dessa forma, a perda de peso, o emagrecimento.
-Além do componente 6-gingirol, já citado, possui o componente 8-gingirol que age produzindo calor e suor, portanto ajuda no emagrecimento, prevenindo ganho de peso corporal.
4- Gengibre alivia mal-estar (náuseas e vômitos).
-Possui propriedades antieméticas, já que ajuda a aliviar os males que ocorrem ao longo da gravidez (náuseas e vômitos).
-Também atua em tratamento de quimioterapia e após cirurgias, aliviando, portanto os sintomas pós cirúrgicos e pós tratamento quimioterápico.
-O alívio é conseguido, em média de 3 à 4 dias da ingestão de cerca de 0,5g de gengibre, o que corresponde a aproximadamente meia colher de café com raspas da raiz.
5- Gengibre Protege o Estômago.
-Para o estômago, é um poderoso medicamento. Nos Estados Unidos foi testado contra a bactéria h.pylori, bactéria que coloniza o estômago que destrói a mucosa da parede do estômago e acaba facilitando o desenvolvimento de gastrites.
– Foi verificado que em exposição aos seus extratos, o h. pylori têm menor desenvolvimento, logo pode ser utilizado como um tratamento auxiliar no controle da bactéria.
– Uma pesquisa realizada na Arábia Saudita demonstrou que o uso dos extratos de gengibre conseguiu proteger as células da parede do estômago contra as agressões causadas por álcool, é o caso de pessoas que tomam muita bebida alcoólica e no caso de anti-inflamatórios químicos, que destroem a parede do estômago.
– O gengibre foi muito importante porque protegeu nesses casos a parede desse órgão de fundamental importância do corpo. Sua eficiência foi de cerca de 80%.
-O gengibre inibiu 80% das agressões causadas por álcool e por anti inflamatórios no estômago, diante dessas evidências, vale a pena utilizá-lo como protetor estomacal.
-Dessa forma, conclui-se que esta poderosa raiz combate a bactéria Helio bacter pilori, que é a principal causadora de úlceras estomacais. Logo pode-se dizer que o gengibre combate eficazmente as úlceras.
-As úlceras acabam alterando as células estomacais o que acaba evoluindo para câncer estomacal. Como o gengibre previne as úlceras, também previne este tipo maligno de câncer estomacal.
6- Pressão Arterial Regulada.
-O gengibre é excelente para circulação, pois inibe a produção de placas de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos, portanto, melhora a circulação.
Um estudo realizado no Paquistão mostrou que uma dose de cerca de 3 gramas ao dia de gengibre, promoveu significativa redução da pressão arterial.
-Uma dose mais elevada ainda, maior que 3 gramas, resultou em significativa redução da pressão arterial, portanto, em doses elevadas causa redução da pressão arterial.
7- No sistema respiratório.
– Em Taiwan foi feita uma pesquisa e se verificou que os extratos de gengibre são extremamente potentes em inibir o desenvolvimento de bactérias e vírus que causam infecções pulmonares, portanto é eficiente em combater pneumonia, tuberculose, outras infecções bacterianas e viroses. O gengibre pode ser um excelente auxiliar no tratamento dessas doenças, já que inibe o desenvolvimento dos microrganismos patógenos relacionados.
8- Gengibre contra a Tosse.
-Nos casos de tosse seca, aquela tosse irritante, tosse alérgica, o gengibre é muito eficiente, tanto como antibiótico para os pulmões, quanto evitando as tosses, acessos e infecções relacionadas.
-Tinturas e xaropes a base de gengibre são indicadas para problemas respiratórios, porque possui a capacidade de prevenir e combater doenças respiratórias, assim como controlar as tosses.
9- Auxilia no combate a Doenças Articulares.
– Um estudo realizado no Irã com pacientes com osteoartrite comparou a eficiência do gengibre com a do ibuprofeno (anti-inflamatório).
-A ação do gengibre neste estudo foi a mesma do ibuprofeno. Logo, portanto, diante dos resultados, nos casos de dores articulares, artrite, artrose, artrite e dores musculares é possível utilizar o gengibre tanto na forma de chá, como cápsulas ou na forma de compressas nas áreas afetadas, que será bastante eficiente.
10- Como Anti-inflamatório Muscular.
-O gengibre foi testado na Geórgia. Nesse teste voluntário, algumas pessoas se submeteram a exercícios físicos capaz de causar lesão muscular. Aqueles que tomaram os seus extratos antes dos exercícios físicos tiveram menores lesões, portanto, esta poderosa raiz, agiu como anti-inflamatório nas fibras musculares, o que reduziu as dores do inchaço e todo o processo inflamatório nos músculos.
11- Protetor do Fígado.
– O gengibre também possui uma ação sobre o fígado.
Duas pesquisas realizadas na índia, outra realizada na Nigéria demonstraram que a administração de seus extratos, antes do uso de paracetamol em animais de teste, inibiu a destruição das células hepáticas causada pelo paracetamol. Este medicamento é um destruidor das células hepáticas, já que pode causar cirrose, sangramento do órgão. Neste caso, o seu uso antes do tratamento com paracetamol, causou portanto, proteção das células hepáticas, garantindo dessa forma, o bom funcionamento das células desse órgão.
12- Gengibre Contra o Câncer.
-Estudos realizados em Bangladesh, na Ásia demonstraram, em laboratório, que os seus extratos inibiram o desenvolvimento de células de câncer de mama. Este estudo foi muito importante, já que provou seu efeito antitumoral. Não é a cura tão esperada do câncer, porém significa que pode ser utilizado de maneira complementar ao tratamento quimioterápico. Logo pode inibir de forma significativa a multiplicação das células cancerígenas.
13- Proteção dos Rins.
– Como se sabe o tratamento com medicamentos quimioterápicos traz como consequência elevados danos e problemas para diversos órgãos, entre eles, os rins.
-Estudos realizados na Índia demonstraram que o uso do seu extrato, juntamente, com os medicamentos quimioterápicos reduziram de forma bem significativa os danos, ocasionados por estes aos rins, portanto apresentou um efeito nefroprotetor.
14- Gengibre Contra o Diabetes.
-Um estudo realizado na Coreia demonstrou que o uso de grandes quantidades de gengibre aumentou de forma significativa a concentração de insulina na corrente sanguínea, portanto confirmou a capacidade que o gengibre possui de estimular a produção de insulina no pâncreas.
-Um estudo realizado na Índia, referente ao controle do diabetes monstrou que o seu extrato teve muita eficácia em controlar a glicemia, dessa forma mostrou uma ação bem semelhante ao medicamento químico sintético utilizado para o controle da glicemia.
-Ficou demonstrado que o uso do seu extrato aumentou significativamente a quantidade de insulina na corrente sanguínea, portanto, estimulou a produção de insulina e ainda reduziu as taxas de colesterol de animais(cobaias) em experimentos.
Estudos realizados no kuaite, demonstraram que o uso de gengibre em animais diabéticos, foi eficiente, uma vez que manteve a glicemia controlada, assim como, além de promover a redução do colesterol dos animais(teste), promoveu a redução significativa da proteinúria.
A Proteinúria é definida como a eliminação de proteína pela urina.
Nos casos de proteinúria, os rins já estão em um processo avançado de lesão, já estão sendo lesados pela ação da diabetes, portanto começa a eliminar proteína pela urina. Nesse caso, neste estudo experimental ficou demonstrado que houve uma redução significativa na eliminação de proteína pela urina por conta da utilização do gengibre .
É bom lembrar que o uso do gengibre para estes casos, uso medicinal, deve haver acompanhamento médico, para saber como está a evolução, o controle, ou até mesmo a regressão da doença.
Considerações finais
Dessa forma conclui-se que o gengibre é uma planta segura para crianças, para adultos, idosos, enfim todas as pessoas uma vez que possui propriedades medicinais maravilhosas.
– O consumo do gengibre possui múltiplos benefícios para saúde, visto que auxilia na perda de peso, relaxa o sistema gastrointestinal, contra gazes Intestinais, previne náuseas e vômitos, deixando o metabolismo acelerado.Também possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e auxilia na prevenção de doenças, tais como: câncer de cólon-retal e úlceras no estômago, regula pressão arterial,combate a tosse, protege o sistema respiratório, protege o fígado, rins e atua contra a diabetes.
Referências.
· Gingerols of Zingiber officinale enhance glucose uptake by increasing cell surface GLUT4 in cultured L6 myotubes.[Planta Med. 2012]
· Antibacterial activity of [10]-gingerol and [12]-gingerol isolated from ginger rhizome against periodontal bacteria.[Phytother Res. 2008]