– O Inhame é um tubérculo muito nutritivo, por isso, é bem popular e consumido à nível universal, sendo também chamado de Taioba de São Tomé ou Inhame Branco.
-Já era conhecido à cerca de 50000 AC nos continentes asiático e africano. Atualmente é indispensável na alimentação de diversas nações, tais como: países Sul-Americanos, países da África, Ásia, arquipélagos do Oceano Pacífico, assim como, nações asiáticas. No Brasil, a região que mais produz é o Nordeste há a coexistência de mais de 600 espécies de inhame, no entanto há algumas comestíveis e outras não. Na sua grande maioria, estas espécies, são aproveitadas, para que tenham finalidade medicinais. O inhame possui um fitoesteroide chamado de diosgenina, de larga importância na indústria de medicamentos, uma vez que possui propriedades medicinais.
-Tal tubérculo, possui vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, é riquíssimo e fibras solúveis, possui carboidratos complexos, bem como os minerais: potássio, cálcio, ferro, fósforo, zinco, magnésio, e cobre.
Percentuais dos Principais nutrientes do Inhame.
BENEFÍCIOS DO INHAME.
1- Inhame promove Saúde Da Pele.
-Possui ação antioxidante, uma vez que combate os radicais livres responsáveis pelo ressecamento e envelhecimento precoce da pele, logo, portanto, contribui para a saúde da pele. Também atua na regeneração e cicatrização da pele, já que é rico em alantoína, um composto que atua em cicatrizações.
2- Coração saudável.
-Auxilia na prevenção de doenças cardíacas, uma vez que as fibras presentes neste promovem a diminuição das taxas de colesterol ruim do sangue. Já que é excelente fonte de potássio, um potente vasodilatador, melhora a circulação, portanto, causa memos esforço e sobrecarga para o coração.
3- Inhame promove a Saúde Feminina.
– É excelente para saúde feminina, uma vez que possui fitoestrógenos e hormônios vegetais, portanto ajuda aumentar a Fertilidade, aliviar as Cólicas Menstruais, bem como Sintomas da TPM e Menopausa, sendo útil também na Endometriose, Doenças Fibrocística da mama e Fibrose Uterina.
4- Perda de Peso.
– Para quem quer perder peso ou necessita emagrecer, é excelente alternativa alimentar, visto que seus nutrientes proporcionam mais energia, possui pouca gordura e as suas fibras provocam saciedade alimentar, portanto auxilia no emagrecimento. Os carboidratos presentes no inhame possuem baixo índice glicêmico, a produção de insulina, portanto fica reduzida, o que reduz a atividade do pâncreas e inibe o acúmulo das massas de gordura na região do abdômen.
5- Contra a Anemia.
– O inhame é excelente para pessoas que possuem anemia, uma vez que:
- 1- Possui o mineral Ferro, responsável por carrear oxigênio e gás carbônico pelas hemácias.
- 2- Auxilia na síntese de novas Hemácias.
- 3-Auxilia na absorção de ferro e vitamina B, porque é importante na produção de hemoglobina.
- 4- Possui Ácido Fólico, pois, participa do trabalho de maturação das células do sangue.
6- Ação Anti-inflamatória.
-É um excelente anti-inflamatório, já que desinflama feridas, evita dores e inchaços, combate, furúnculos, e espinhas grandes, artrite, catapora, reumatismos, hemorroidas, nevralgia, neurites, eczemas.
– Quando usado de forma externa, ou seja, de forma tópica, auxilia no combate de queimaduras, bem como, nos locais de fraturas.
7- O Inhame Combate a Pressão Alta.
-Este poderoso tubérculo é rico em potássio, um mineral vasodilatador, que compensa o sódio em efeitos hipertensivos no corpo, portanto, é recomendado para pessoas que possuem pressão alta, combate a hipertensão.
8- Fortalece o Sistema Imunológico.
-Esta poderosa raiz contém zinco e vitamina C, portanto, fortalece o sistema de defesas do corpo, diminuindo as possibilidades de contrair viroses, tais como: resfriados e gripes.
9- Inhame atua sobre a Saúde dos Ossos.
-O Tubérculo é rico em potássio e sendo assim reage quimicamente com os ácidos, já que estes são responsáveis por reações químicas com o cálcio dos ossos, favorecendo o seu enfraquecimento. Recomenda-se, portanto, o inhame para fortalecer os ossos, principalmente em pessoas portadoras de osteoporose.
10- Ajuda a Ganhar Massa Magra.
O inhame contém carboidratos, já que, ajudam a melhorar a performance de atletas, desportistas ou pessoas que fazem exercícios, durante as atividades físicas. Dessa forma, com bastante energia, os resultados, naturalmente são positivos no condicionamento físico.
11- O Inhame ajuda a Prevenir o Câncer.
Os antioxidantes combatem vários tipos de câncer, uma vez que combatem os radicais livres, que são os responsáveis pelo surgimento e desenvolvimento das doenças cancerígenas.
O betacaroteno, bem como a vitamina C(ácido ascórbico) são exemplos de antioxidantes que estão presentes no inhame, logo por conseguinte, colaboram para prevenir o surgimento de várias doenças cancerígenas.
Além do mais, algumas pesquisas demonstram que o fito nutriente diosgenina, ajuda a inibir o câncer de mama, pois é um dos que mais acomete mulheres em todo o mundo .
12-Inhame age sobre a Saúde Intestinal.
As fibras presentes no tubérculo colaboram, para que o intestino tenha um desempenho mais eficaz, logo, portanto, melhora o trânsito intestinal, prevenindo, dessa forma, os efeitos da prisão de ventre.
ATENÇÃO.
– É importante, no seu consumo evitar excessos, portanto, deve-se comer com moderação, em uma refeição equilibrada e balanceada.
– Contra-indicado
-Em períodos gestacionais é contra indicado seu consumo, assim como no período da lactação.