RABANETE – Veja 10 Benefícios para a Saúde.

-O rabanete de sabor apimentado é uma raiz  apreciada  há séculos na culinária mundial. Os  gregos e os romanos já o consumiam com mel e vinagre. É citado em livros orientais que datam cerca de 2.700 antes de Cristo.

-O Rabanete é uma  raiz tuberosa que possui  imensas variações, tanto  de tamanho, quanto de forma. Pode ser redondo, oval ou no formato longo. Sua casca, também   varia a cor. Pode ser branca, vermelha ou branco-avermelhada, entretanto a polpa sempre é branca. É uma hortaliça que pertence à família Brassicaceae, ou seja, a mesma do nabo, do agrião, da mostarda e da couve. Seu sabor é adocicado, picante e ao mesmo tempo refrescante.

-O rabanete possui  vitamina C, potássio, cálcio, fósforo, fibras alimentares, antioxidantes, portanto é uma excelente fonte de nutrientes que beneficiam os sistemas digestivo,  imunológico e cardiovascular.
Rabanete- Raiz tuberosa

-O rabanete possui  vitamina C, potássio, cálcio, fósforo, fibras alimentares, antioxidantes, portanto é uma fonte ideal de nutrientes que beneficiam os sistemas digestivo,  imunológico e cardiovascular.

BENEFÍCIOS DO RABANETE.

 1- O Rabanete ajuda a Perder Peso.

-Adicionar esta raiz à dieta é uma decisão muito bem tomada por todas as pessoas que querem emagrecer ou necessitam perder peso, ou até mesmo manter a forma, porque o rabanete é fonte de fibras, possui um índice glicêmico consid
Rabanete ajuda a emagrecer.

-Adicionar esta raiz à dieta é uma decisão muito bem tomada por todas as pessoas que querem emagrecer, ou necessitam perder peso, ou até mesmo manter a forma. O rabanete é fonte de fibras, possui um índice glicêmico considerado baixo. É pobre em calorias, fornece diversos nutrientes que o corpo precisa para funcionar de forma adequada.

-A presença de fibras é importante, uma vez que provoca a sensação de saciedade. Ajuda, portanto a controlar o apetite, além de favorecer a perda de peso e a boa forma.

Veja também: Emagrecer e Perder a Barriga – Veja 15 Dicas.

2 – Saúde Cardiovascular.

Esta poderosa raiz também auxilia na  redução do surgimento de doenças cardiovasculares, já que em sua composição possui antioxidantes do tipo antocianinas.
Saúde Cardiovascular.

– A redução de um composto chamado  homocisteína, está relacionada ao consumo do rabanete. É muito importante reduzir este composto, uma vez que eleva o risco do surgimento de problemas do coração.

-Esta poderosa raiz também auxilia na  redução do surgimento de doenças cardiovasculares, já que em sua composição há antioxidantes do tipo antocianinas.

3– Saúde Intestinal.

– Sobre o intestino, esta raiz alivia os sintomas da prisão de ventre. Regula a flora intestinal, além de  melhorar o seu trânsito. Esta raiz é excelente para o intestino, uma vez que, é muito rica em fibras.

4– Sistema Respiratório.

-Muitas melhoras ou até curas se consegue no sistema respiratório, ao consumir o rabanete, uma vez que seus nutrientes auxiliam no combate a processos patológicos.

  • Atua contra a Congestão;
  •  Alivia Dores na Garganta;
  •  Elimina o Excesso de Muco;
  • Reduz a Irritação do Nariz, Pulmões e Traqueia. Irritação oriunda de Resfriados e gripes;
  •  Infecções Alérgicas e Outros.

5 – O Rabanete regula a Pressão Arterial.

-A pressão arterial diminui, assim como a tensão na circulação sanguínea, já que é fonte de potássio, mineral que provoca vasodilatação, relaxamento dos vasos sanguíneos.
Medição da Pressão Arterial

-O consumo do rabanete é ótimo para hipertensos, uma vez que, ajuda a diminuir a pressão arterial alta. É muito bom para a circulação do sangue, já que é fonte de potássio. Este mineral é muito importante, porque provoca vasodilatação, sendo assim, relaxa os vasos sanguíneos.

6- Sistema Imunológico.

-O Sistema Imunológico fica fortalecido graças à ação de antioxidantes e do  Ácido Ascórbico (vitamina C), compostos presentes  no rabanete. Portanto, é importante consumir a raiz.

-O sistema de defesas é fortalecido, uma vez que há estímulo para a síntese de leucócitos (glóbulos brancos). Estas células são de fundamental importância, para que  o sistema de defesas do corpo possa combater, de forma eficaz, doenças que vão desde um simples resfriado até o câncer.

7- Saúde do Fígado.

-Medicamentos, bebidas alcoólicas costumam destruir as células do fígado, portanto, pode causar cirroses e até sangramento do órgão. No interior do fígado há a produção da bílis. Um composto responsável pela digestão das gorduras, ou seja, a emulsificação dos lipídeos. Esta gordura é oriunda dos alimentos consumidos, logo, portanto, o consumo do rabanete ajuda na proteção das células do fígado e garante o bom funcionamento destas células.

8- Diabéticos podem comer.

-Para pessoas que sofrem de diabetes, é vantajoso e inteligente consumir a raiz, visto que seu  índice glicêmico é baixo.

-Para pessoas que sofrem de diabetes, é vantajoso e inteligente consumir a raiz, uma vez que seu  índice glicêmico é baixo. De forma alguma, as taxas de Glicose no Sangue sofrem alterações grandes, valores máximos e mínimos.

9- O Rabanete ajuda a tratar a Icterícia.

-O acúmulo, no corpo, de um pigmento chamado de bilirrubina provoca a chamada icterícia. A bilirrubina é uma substância de cor amarela resultante da destruição das células vermelhas (hemácias) do sangue, produzida na bilis. O rabanete ajuda no combate à icterícia, uma vez que desintoxica e deixa o sangue puro. Por conseguinte, elimina restos inúteis e toxinas do sangue. Ajuda a manter os níveis de bilirrubina em quantidades certas, assim evita o aparecimento da icterícia.

10- O Rabanete ajuda a Combater o Câncer.

-Um composto químico de nome isotiocianato, está presente no rabanete. Diversos estudos já mostraram que este composto combate, de forma eficiente, certos  tipos  de cânce

-Vários estudiosos da Universidade Tecnológica de Jawaharlal Nehru, na Índia, fizeram um experimento envolvendo o rabanete e o câncer. O estudo consistia em testar nas células cancerígenas humanas, nutrientes do rabanete. Os pesquisadores concluíram que os componentes presentes tanto no bulbo, quanto da raiz do vegetal atuam, de forma negativa, nas células de câncer, portanto fica claro que os nutrientes das partes do rabanete pode eliminar tais células.

-Esta raiz possui um composto químico de nome isotiocianato. Muitos estudos já mostraram que este composto age de forma eficaz contra certos  tipos  de câncer, portanto se conclui que o rabanete ajuda no combate ao câncer.

Considerações Finais.

O rabanete pode ajudar na saúde de forma geral. É uma hortaliça muito rica em nutrientes úteis para a saúde, uma vez que favorece a perda de peso e a boa forma. Promove a saúde do coração e intestinal. Age sobre o sistema respiratório e o sistema de defesas do corpo. Ajuda a regular a pressão arterial no sentido de diminuir a pressão alta. É excelente para a circulação do sangue, já que relaxa os seus vasos. Protege as células do fígado e garante o seu bom funcionamento, portanto promove a sua saúde. Age contra diabetes. Além do mais o rabanete ajuda no combate à icterícia, uma vez que promove a desintoxicação e deixa o sangue puro, bem como age de forma eficaz contra certos tipos de câncer.

Referência.

Roger, Jorge Pamplona (2015). O Poder Medicinal dos Alimentos. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira. 272 páginas. ISBN 85-345-0979-4

– E Você o que achou destes 10 benefícios do Rabanete?

– Deixe aqui, seus comentários!!!

Deixe um comentário